quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Imprimir

Informaq
20 anos de parceria entre a ABIMAQ e a Apex-Brasil

Com o primeiro convênio de cooperação assinado em 17 de maio de 2000, a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) é um dos parceiros estratégicos para a internacionalização do setor. Em 2019, 56% das empresas associadas à ABIMAQ já eram atuantes no mercado internacional. 

Com a missão de promover as exportações brasileiras de máquinas e equipamentos e fortalecer a imagem do Brasil como fabricante de bens de capital mecânico, com qualidade, criatividade e capacidade tecnológica compatíveis com as exigências do mercado mundial, em 2010 surge a marca Brazil Machinery Solutions (BMS). Por meio de ações de promoção comercial, inteligência de mercado, competitividade e defesa de interesse, hoje, o BMS apoia mais de 450 empresas na trilha da exportação e internacionalização de máquinas e equipamentos.  

“O nosso trabalho é estimular a cultura exportadora e fazer com que as empresas tenham claro que exportar é uma estratégia a ser desenvolvida. Na Diretoria de Mercado Externo nós visamos a internacionalização das fabricantes, para que a nossa indústria esteja fortalecida, independente do cenário econômico do país” comenta José Velloso, presidente executivo da ABIMAQ. 

O foco do Brazil Machinery Solutions para os próximos anos é totalmente direcionado para identificar os desafios que a indústria de máquinas e equipamentos encontra no processo de atuação internacional. Com isso, a ABIMAQ espera auxiliar as empresas a melhorar a inserção de seus produtos em outros mercados, além de diversificar a pauta exportadora. “Nós queremos encontrar os gargalos que o setor tem na sua atuação no exterior. Com isso, podemos planejar de forma mais estratégica e efetiva as ações que serão apoiadas no próximo convênio”, explica a Diretora Executiva de Mercado Externo da ABIMAQ, Patrícia Gomes. 

Entre as atividades previstas para o biênio 2020-2022 as ações de promoção comercial direta como feiras internacionais, projetos comprador e imagem, missões internacionais e estudos para identificar as oportunidades para o setor no mercado internacional são agora direcionadas para os novos países. Os mercados-alvo prioritários são: Argentina, Chile, Colômbia, Estados Unidos, México, Paraguai e Peru. Ainda na agenda do próximo convênio, estão previstas ações de qualificação e capacitação, reuniões de negócios, presença e participação (ativa) em reuniões e discussões para defesa de interesses e facilitação ao comércio voltadas ao setor. 

A renovação do convênio para o próximo biênio está em fase bem avançada e a previsão é que a assinatura aconteça ainda esse ano.

Para Velloso, o Brazil Machinery Solution é vencedor. “Temos uma parceria ininterrupta com a Apex, que vem superando anos turbulentos do país. Temos vários associados que afirmam que um dos poucos recursos tributados no Brasil que retornam é o dinheiro que vai para a Agência. Pela continuidade e manutenção é fundamental que haja uma política de incentivo e promoção de exportação constante”, finaliza o executivo. 

Fonte:
© Copyright 2020 Abimaq. Todos os direitos reservados.