quinta-feira, 3 de setembro de 2020

Imprimir

Informaq
Reforma do sistema de apoio official às exportações: 3ª reunião do GT Crowding-in do Setor Privado da CAMEX

No último dia 13 de agosto, a Diretoria de Mercado Externo representou a ABIMAQ na primeira reunião do Grupo de Trabalho (GT) Crowding-in do Setor Privado, criado pela Secretaria Executiva da Câmara de Comércio Exterior (SE-CAMEX) para ampliar a participação do setor privado na reestruturação do Sistema de Apoio Oficial de Financiamento e Garantias às Exportações. O GT foi concebido como um foro de interlocução entre os setores público e privado na construção de propostas para dirimir falhas no mercado de crédito e garantias das exportações brasileiras.

A 3ª reunião do GT Crowding-in do Setor Privado teve como objetivo o alinhamento dos participantes quanto aos critérios para atuação governamental como meio de suprir lacunas de mercado de seguro de crédito à exportação. A CAMEX expôs que a Agência Brasileira Gestora de Fundos Garantidores e Garantias (ABGF) tem como premissa a atuação em iniciativas em que agentes do setor privado tenham pouco ou nenhum interesse em operar, destacando que as ações da Agência são segmentadas em prazo das operações, perfis de empresa e categorias de risco. 

Na reunião, a Federação Nacional de Seguros Gerais (FenSeg) apresentou alguns dos entraves para a atuação de seguradoras privadas no mercado de seguro de crédito à exportação. Foram apontados como desafios a atuação para a atuação do mercado privado de seguros as operações de maior risco político e de longo prazo, bem como os limites de capacidade das seguradoras, que, atualmente é de US$ 150 mil por projeto.

Além de representantes da Secretaria Executiva de Câmara de Comércio Exterior (SE-CAMEX) e da FenSeg, estiveram presentes na reunião representantes do ICC, CNI, CNA, AEB, Sebrae, Abimde e Febraban. Por parte do setor público, também estiveram presentes representantes da SEPEC/ME, BNDES, Apex-Brasil e do Ministério da Defesa.

O GT Crowding-in do Setor Privado realiza reuniões quinzenais e é resultado do Plano de Trabalho aprovado pelo Comitê Executivo de Gestão (GECEX) da CAMEX em sua 171ª Reunião Ordinária, realizada em 10 de junho de 2020, que prevê a criação de grupos de trabalho como método para o desenvolvimento das atividades propostas. Em linha com as diretrizes do GECEX, as discussões do Plano de Trabalho foram divididas em 2 eixos: i) governança do sistema e ii) novo modelo de lastro para o seguro de crédito à exportação.

A ABIMAQ está ativa e atenta essas agendas - financiamento e garantias às exportações - para buscar instrumentos competitivos para a inserção internacional do setor. 

Fonte:
© Copyright 2020 Abimaq. Todos os direitos reservados.