Buscar por:  

EXPOMAFE foi um sucesso



Feira teve apoio de mais  de 77 associações nacionais e internacionais e reuniu 400 expositores, representando 630 marcas

“A EXPOMAFE é o ambiente ideal para alavancar o desenvolvimento da indústria de máquinas, equipamentos e acessórios”. Com essas palavras, João Carlos Marchesan, presidente do Conselho de Administração da ABIMAQ, abriu a 1ª Feira Internacional de Máquinas-Ferramenta e Automação Industrial (EXPOMAFE), que foi realizada no São Paulo Expo, entre os dias 09 e 13 de maio. 

Marchesan destacou o sucesso da PLÁSTICO BRASIL e da AGRISHOW: “Nossas feiras têm reportado aos setores de máquinas e equipamentos a faísca para a retomada, de forma que temos muita esperança que a EXPOMAFE contribua para o fortalecimento do setor”.

Para Fabio Taiar, presidente da Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF), a feira apresentou o que há de mais moderno do setor: “Mesmo diante de tantos desafios enfrentados pela indústria de máquinas-ferramenta, principalmente nos últimos anos, não perdemos o foco e investimos diariamente em novas tecnologias e soluções no segmento”. 

Maurício Lopes, coordenador da Comissão Organizadora da EXPOMAFE, chamou atenção pela alta qualificação dos visitantes. “Os estandes foram visitados por tomadores de decisão e técnicos em busca de soluções para suas fábricas. Com certeza, as empresas que expuseram na feira têm de 45 a 60 dias de trabalho árduo pela frente”.

Governador

Geraldo Alckmin, governador do Estado de São Paulo, informou que foi encaminhado para a Assembleia Legislativa um Projeto de Lei para uma nova conformação tributária: “Pretendemos tirar a multa e os juros abusivos, a fim de buscarmos a conciliação e evitarmos a judicialização”.  

O governador comunicou o envio ao Conselho Nacional de Política Fazendária (CONFAZ) do pedido que institui o Programa Especial de Parcelamento do ICMS (PEP). Caso seja aprovado, o PEP vai possibilitar que as empresas paulistas regularizem as parcelas em atraso do ICMS com descontos de juros e multas. 

Alckmin anunciou que a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP) abriu um edital para seleção de parceiros para a criação de um Centro de Pesquisa em Engenharia em Manufatura Avançada: “A iniciativa vai estimular a pesquisa, a inovação e o avanço das fábricas inteligentes no Brasil”. 

Miguel Antônio Cedraz Nery, diretor de Desenvolvimento Produtivo da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), ressaltou que, nos próximos dias, um grupo de trabalho será constituído com foco no desenvolvimento da Indústria 4.0: “O Brasil tem que seguir nessa linha e condicionar a indústria de bens de capital como um segmento de alta tecnologia. Caso contrário, estaremos fadados a uma perda de competitividade”.  

FPMAQ e BNDES

Vanderlei Macris, deputado e membro da Frente Parlamentar da Indústria de Máquinas e Equipamentos (FPMAQ), realçou a parceria dos parlamentares com a ABIMAQ: “Hoje, o Conteúdo Local é uma das mais importantes lutas no Congresso Nacional, mas essa união não é apenas nesse momento, é visando selar o compromisso de trabalho para construir um futuro melhor”. 

Representando Maria Silvia Bastos Marques, então presidente do BNDES, Mauricio dos Santos Neves, superintendente da Área de Indústrias de Base, disse que a parceria com o setor de bens de capital é algo que faz parte de todas as etapas do desenvolvimento do banco. “Nós do BNDES acreditamos que não existe a possibilidade de crescimento sem uma indústria pujante. Para apoiar neste momento desafiador, estamos trabalhando na disponibilização de linhas de capital de giro, a fim de facilitar, no curto prazo, a vida do empresário do segmento”. 

Conteúdo técnico e profissional 

Além de proporcionar um ambiente propulsor de negócios, parcerias e relacionamentos, a EXPOMAFE ofereceu uma programação com mais de 60 horas de conteúdo sobre temas relevantes que colaborou com a atualização dos profissionais que visitaram a feira. 

VII Simpósio Internacional de Excelência em Produção: Soluções Smart para a Indústria: Realizado pela Associação de Engenheiros Brasil-Alemanha (VDI-Brasil) o simpósio discutiu a realidade atual e o potencial de soluções inteligentes para empresas de todos os portes e setores. 

Painel Tecnológico – Corte & Solda: Apresentou as mais recentes tecnologias, de maneira objetiva e fundamentada em casos de sucesso na indústria de corte e solda. 

Palestra com Ricardo Guimarães: Pensamentos que apontam para o futuro: Forneceu aos participantes uma visão ampla sobre os novos tempos e desafios enfrentados pelas organizações. 

Ricardo Guimarães é presidente fundador da Thymus Branding e membro do conselho do Instituto Akatu. 

Arena Técnica: Espaço em que os especialistas e executivos das empresas expositoras apresentaram palestras com conteúdos técnicos e práticos aplicados no dia a dia da indústria.

Estande Temático: Coordenado pela Câmara Setorial de Máquinas-Ferramenta e Sistemas Integrados de Manufatura (CSMF), o espaço mostrou aos visitantes a importância das máquinas-ferramenta na produção de todo e qualquer tipo de bem manufaturado. 

O tema deste ano foi focado na indústria de máquinas e implementos agrícolas, e contou com a parceria da empresa Jacto, que apresentou sua história, produtos, a avançada tecnologia que possui e a importância das máquinas-ferramenta e sistemas integrados de manufatura em seu processo produtivo.

Incentivo às exportações 

Com o objetivo de potencializar o contato e as negociações entre fabricantes brasileiros e compradores estrangeiros do setor foi realizada a 1ª Rodada Internacional de Negócios. A iniciativa resultou em 140 reuniões entre 26 expositores e 8 compradores de 6 países: Chile, Estados Unidos, Egito, Nigéria, Peru e Quênia.

A ação de promoção comercial, denominada Projeto Comprador, é organizada pelo Programa Brazil Machinery Solutions, fruto da parceria entre a Apex-Brasil e a ABIMAQ.   

Resultados positivos 

Maurício Lopes, gerente de Comercialização de Máquinas-Ferramenta da Indústrias ROMI, destacou que veio para a EXPOMAFE com uma expectativa realista com o atual momento econômico e ela foi atendida. “As feiras são muito importantes para a ROMI, dado o vasto portfólio da empresa, os muitos segmentos abrangidos por suas máquinas e equipamentos e a presença de clientes em todo o Brasil”. 

Para o gerente geral de Vendas Reinaldo Garcia, da Heller, a participação na feira foi muito positiva, com resultados satisfatórios obtidos desde o primeiro dia. “Após fecharmos um negócio, já estávamos com outros quatro em andamento, algo que costumava acontecer somente após as feiras”, comemora.

“A participação na EXPOMAFE superou nossas expectativas em relação à visitação qualificada, excelente estrutura e organização, além dos negócios gerados na feira, novos projetos e muitas prospecções”, comemora Alan Camara, gerente comercial da Mitsui Motion Máquinas.

Participação Paulo Skaf  

No terceiro dia da EXPOMAFE, Paulo Skaf, presidente da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai-SP), visitou o Demonstrador de Manufatura Avançada. 

“A máquina escaneou meu aparelho celular, analisou suas dimensões e me entregou um produto customizado em menos de sete minutos”, disse Skaf, ao receber uma caixa acústica que amplifica o som do celular. “Essa é a quarta revolução industrial”, completou.

Um pouco antes, Skaf participou da reunião plenária com a diretoria e associadas da ABIMAQ e destacou a importância da regulamentação da terceirização, da reforma da Previdência e da modernização das leis trabalhistas. 





Número: 211
Março/2011

Outras edições
select



Buscar matérias

Informaq

Feira teve apoio de mais de 77 associações nacionais e internacionais e reuniu 400 expositores, representando 630 marcas. Leia mais...

Novo layout da linha e nos programas de controle foram as novidades do projeto. Leia mais...

Segunda edição da feira oficial do setor de máquinas e equipamentos terá área de exposição 16% a mais que da primeira edição. Leia mais...

Seminário de Óleo e Gás propôs um debate acerca do contexto e das perspectivas para o setor de máquinas e equipamentos diante das alterações na política de Conteúdo Local. Leia mais...

Especialistas nacionais e internacionais discutem o tema Manufatura Avançada na EXPOMAFE. Leia mais...

Alternativas para retomada do desenvolvimento do setor de máquinas e equipamentos gaúcho foi um dos temas do encontro. Leia mais...

Com o objetivo de expor uma proposta desenvolvida pela ABIMAQ, em parceria com a FVG Projetos, que visa estruturar projetos de exportação de bens de valor agregado. Leia mais...

Com o compromisso de defender os interesses da indústria de máquinas e equipamentos, a ABIMAQ ingressou com ações judiciais que tratam de temas de suma importância para a manutenção. Leia mais...

Reoneração da folha de pagamento, financiamentos, reformas trabalhista e da previdência, REFIS e setor de óleo e gás foram alguns dos assuntos tratados no encontro com o governo. Leia mais...

Principais produtos do banco para apoio às MPMEs foram destacados a associadas do Grupo de Trabalho para Resíduos Sólidos. Leia mais...

Edison Cunha, da Única Consulting, e Marcos Perez, superintendente de Mercado Interno da ABIMAQ, fizeram as apresentações. Leia mais...

O objetivo da missão foi trazer as inovações do segmento de compressores para o Brasil. Leia mais...

Nos dias 09 e 10 de maio, em Belo Horizonte (MG), Paulo da Pieve, vice-presidente da Câmara Setorial de Máquinas e Equipamentos para Cimento e Mineração (CSCM). Leia mais...

O Programa Brazil Machinery Solutions (BMS) discutiu com fabricantes de máquinas e equipamentos as ações para 2017-2019. Leia mais...

Associação levou ao evento duas caravanas com cerca de 270 pessoas, entre estudantes e empresários das regiões. Leia mais...

Francisco Matturro assume o comando da Feira Internacional de Tecnologia Agrícola em Ação nas edições 2018 e 2019. Leia mais...

O evento apresentou os principais lançamentos mundiais do setor e contou com visitação qualificada. Leia mais...

A mudança visa medir de forma efetiva a penetração na cadeia de fornecedores. Leia mais...

A ferramenta vai reduzir os prazos de aprovação, contratação e liberação de recursos dos financiamentos. Leia mais...

O DU-E reunirá informações de natureza aduaneira, administrativa, comercial, financeira, fiscal e logística. Leia mais...

A entidade consultou as associadas para que indicassem a regra de origem mais adequada para os produtos de fabricação entre o Mercosul e a União Europeia. Leia mais...

No mês de abril de 2017 os investimentos em máquinas e equipamentos registraram queda de 23,2% em relação a março de 2017. Leia mais...

No mês passado defendi nesta coluna que, para sair da crise com crescimento, uma pequena desvalorização cambial e sua estabilização poderiam ter um papel estratégico na atual conjuntura. Leia mais...

Apoio institucional