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ANP apresenta proposta de regulamentação do diesel verde no Brasil



Representante da Agência Nacional do Petróleo participou de reunião online com membros da Câmara Setorial de Motores e Grupos Geradores da ABIMAQ para tratar de fonte de energia que está em linha com a Política Nacional de Biocombustíveis (RenovaBio)

Um novo biocombustível que está sendo regulamentado e pode futuramente substituir o combustível fóssil foi pauta de uma webinar realizada no dia 13 de agosto por representantes da Câmara Setorial de Motores e Grupos Geradores (CSMGG)  da ABIMAQ. Trata-se do diesel verde que inclui o HVO, um combustível renovável para motores a combustão de ciclo diesel produzido a partir de matérias-primas renováveis, como gorduras de origem vegetal e animal, cana-de-açúcar, álcool e biomassa.

A especialista em Regulação da Agência Nacional do Petróleo – ANP, Lorena de Souza, desenvolveu a apresentação do projeto e adiantou que a ANP já deu início ao processo de consulta e audiência pública de um novo biocombustível a ser comercializado em território nacional. “O diesel verde é imprescindível para conseguirmos continuar avançando com os biocombustíveis”.

As vantagens técnicas em volta do projeto incluem a possibilidade de uso da mesma infraestrutura do diesel fóssil, renovável, podendo ser sustentável, com combustão mais limpa (comparada ao diesel fóssil) e redução de poluentes:  CO e HC (± 30%), nitrogenados (5% a 9%) e particulados (± 33%), redução das emissões de GEE: CO2 (até 90%), baixo teor de aromáticos e enxofre, alto número de cetano, combustão primária mais curta (menor atraso de ignição química), melhores propriedades de partida a frio menor ruído e depósitos nos pistões.

Dentre os benefícios – destaca Lorena – estão as excelentes propriedades e desempenho a frio, estabilidade oxidativa, baixa formação de depósitos e borras, elevado ponto de fulgor, maior poder calorífico (cerca de 2%).

A supervisora também colocou que os principais desafios para a concretização desta ação são os custos mais elevado, plantas instaladas para produção de diesel verde no Brasil e, apesar de ser produzido de MP renovável, ele envolve insumos obtidos muitas vezes de origem fóssil, como o hidrogênio.

Lorena explicou que a motivação para proposta regulatória existe porque o diesel verde já é uma realidade internacional e é necessária a inclusão de novos biocombustíveis no mercado nacional, ampliando oferta. 

Todos os tipos de diesel verde especificados poderão ser misturados ao diesel A, sem limite máximo, para formulação do diesel B, resguardado o teor de biodiesel compulsório na mistura ternária final, o diesel verde puro deverá seguir a especificação prevista no regulamento proposto e A mistura ternária final deverá ser tratada como diesel B e atender tal especificação, já consolidada no mercado brasileiro.

Uma consulta pública aconteceu entre 20 de julho e 02 de setembro e uma audiência pública virtual para dia 17 deste mês.



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Número: 247
Setembro/2020

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