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Webinar sobre Marketing Digital debate o Google como meio de vendas para as indústrias



Em sua quarta edição, o evento contou com a participação de César Marcondes, diretor comercial da agência Otimize, para apresentar como as empresas podem melhorar sua presença orgânica no Google e como colocar em prática as estratégias mais eficazes para anúncios pagos

“O objetivo deste 4º webinar foi mostrar como o marketing digital pode ser usado para potencializar negócios independentemente de seu tamanho”, afirmou César Marcondes, diretor comercial da agência Otimize e especialista em Marketing Digital para micro, pequenas e médias empresas, na abertura da live ‘Google como meio de vendas para as indústrias’, realizada no dia 12 de agosto pela ABIMAQ.

Marcondes ressaltou que as ferramentas digitais mais utilizadas são os links patrocinados (anúncios do Google), otimização de sites (site bem posicionado na primeira página nos sites de busca), e-mail marketing, redes sociais e o marketing de conteúdo (informação relevante para criar confiança e ajudar o usuário na decisão de compra).

O diretor comercial da agência Otimize recordou que o Google tem duas maneiras de vendas. Uma é a busca orgânica gratuita que pode ser potencializada por meio da otimização do site. A outra é a busca paga com patrocínio de anúncios no Google Ads. “Uma dica é não ficar preso nas redes sociais, pois há um mundo de oportunidades no Google que podem alavancar o seu negócio”. 

Marcondes indicou que as empresas utilizem o Google Trends, uma ferramenta que vai listar quais são as tendências de busca dentro do Google, e o Google Analytics, serviço que mapeia o comportamento do usuário no seu site. 

O especialista destacou três pontos de atenção que as empresas precisam ficar atentas no ambiente digital:

1. Não adianta depender apenas da estratégica de anúncio patrocinado porque, em média, 30% das pessoas clicam neles;

2. A publicidade online não vai aparecer para quem tem bloqueador de anúncio; 

3. Não utilizar o modelo que o Google deixa como padrão para anúncios (Ads Express), pois se não configurar sua conta corretamente dentro da ferramenta você tem uma grande chance de investir e não ter o retorno esperado. 

Marcondes aconselhou para empresas que já utilizam o Google usarem os recursos adicionais do link patrocinado para chamar mais atenção para seus anúncios. “Com seu uso é possível criar extensões do anúncio, como o click to call (telefone), links para sites, mensagens e o mapa (pode ser integrado no Google Ads).

O especialista recomendou utilizar sempre códigos de conversão para medir melhor os resultados. “Além de visitas, uma campanha de busca tem sempre um objetivo que é a venda de um serviço ou produto. Portanto, ao enviar uma pessoa para o site, precisamos que ela faça alguma ação, seja preencher um formulário, comprar um produto ou acessar uma página importante”. 

GOOGLE ORGÂNICO = SEO (OTIMIZAÇÃO DE SITES). Marcondes ressalta que a otimização de sites gratuita tem dois pontos. Um é o off page que vai envolver algumas técnicas como uso de materiais e compartilhamento de link. O outro é on page, com métodos usados para melhorar rankeamento do site no Google. “A criação de um bom site exige muito mais que um layout bonito, ou seja, é necessário ter bom conteúdo. Em média 90% dos sites desenvolvidos não são otimizados. O SEO é fundamental em um projeto de site”. 

Para SEO, ele sugeriu utilizar ferramenta como Google Webmaster Tools, Google Analytics e Google Manual SEO. “Essa estratégica tem um prazo médio de dois a três meses para começar a dar retorno. Por isso é importante investir numa mídia paga, como Google Ads, enquanto você não tiver o tráfego de busca orgânica do seu site”. 

Durante a live Marcondes citou as principais técnicas de SEO on page usadas na criação do site visando ter um bom posicionamento no Google: 

- Uso correto das tags Title (título site), Description (o que aparece embaixo do site) e Keywords (palavras-chaves que o Google vai olhar); 

- Na visão do programador ou web designer o uso correto dos Headings – H1, H2, H3; 

- Atributo Alt nas imagens (ter uma legenda dentro da imagem para as pessoas saberem o que representa); 

- Conteúdo novo no formato de texto – sem cópia; 

- URLs amigáveis: uma dica é usar a ferramenta SEO Quake, o diferencial dela é que vai entrar no seu site e analisar como ele está. 

O especialista listou quais critérios o Google vem priorizando para o site ter um bom posicionamento: 

- Velocidade de carregamento do site: como sugestão, usar as ferramentas Google PageSpeed Tools ou Google Search Console para fazer o teste de velocidade do site;

- Ter conteúdo próprio; 

- Navegação em dispositivo móvel como celular, smartphone, tablet, ou seja, site responsivo; 

- Instalar segurança do site (SSL = cadeado). 

DICAS EXTRAS E GRATUITAS PARA TER MAIS VISITAS NO SITE

- Cadastre sua empresa no Google Meu Negócio para mostrar seu endereço nas buscas locais do Google, que é uma fonte de pesquisa para produtos e serviços. Não esquecer de usar o nome do negócio no título;

- Crie um canal no YouTube da sua empresa e compartilhe vídeos de produtos, serviços, depoimentos ou até mesmo institucional. O vídeo pode ser depois usado no site com um simples copiar e colar.

- Peça avaliação das pessoas usando placa no local da sua empresa;

- Cadastre-se em sites de classificados, market places, guias locais e portais de serviços como GetNinjas, OLX, Mercado Livre, Distrito Digital, entre outros, porque são sites com alto volume de tráfego e isso gerará para você muitos contatos e vendas. Não dependa só desta estratégia;

- Cadastre a região que atende sem o endereço - caso trabalhe home office;

- Faça um bom cadastro, use boas fotos e peça para os amigos/familiares avaliarem bem. Responda as avaliações, até as críticas se houver. Isso ajudará no SEO.

Saiba mais

O próximo webinar será no dia 9 de setembro, às 15h, com Maurici, sócio-diretor da Comschool, com o tema ‘E-commerce, por onde começar?’.

O conteúdo deste e de outros webinars estão disponíveis no site da ABIMAQ. 
Acesse: bit.ly/academia-abimaq




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Número: 247
Setembro/2020

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