Buscar por:  


Associados avaliam os benefícios da solução PLM durante palestra realizada pela PTC


Os benefícios que podem ser obtidos a partir do emprego de uma solução de PLM (Product Lifecycle Management) foram tema da palestra “Uma visão de negócios no desenvolvimento de produtos”, apresentada por Hélio Samora, diretor da PTC (Parametric Technology Corp.), na sede da ABIMAQ, no final de março.

Durante a apresentação, Samora detalhou como uma solução de PLM pode auxiliar na obtenção de melhores resultados para as indústrias do setor de bens de capital, independente do seu porte. “Com o emprego de tecnologia de última geração e por meio do desenvolvimento de produtos inovadores e focados no cliente, é possível aumentar o market share, reduzir custos e aumentar a eficiência interna das empresas”, declarou o diretor da PTC.

Segundo Samora, há vários desafios a serem considerados, como o aumento da competição e dos custos, a falta de mão de obra qualificada, fatores econômicos e governamentais, além da pressão do time to market, ou seja, da empresa lançar o produto no menor tempo possível para se destacar no mercado. “Mas o que seguramente contribui para que não se atinjam os resultados esperados são as falhas na integração entre os diferentes departamentos envolvidos no desenvolvimento de produtos.”, destacou.

De acordo com o executivo, o emprego do PLM permite solucionar problemas decorrentes desta questão, na medida em que proporciona à empresa maior controle sobre seus processos produtivos. Com o sistema, todos os departamentos – vendas, marketing, financeiro, engenharia, produção, diretoria, entre outros – passam a contar com a mesma base de dados e a acessar informações atualizadas. “Dessa forma é possível saber quando e quais mudanças foram feitas, acompanhar cada etapa do desenvolvimento, e ainda disciplinar todos os envolvidos para que o projeto tenha um início, meio e fim, possibilitando a predeterminação das especificações, recursos, prazos e custos”, explicou Samora.

Mauro Duarte, engenheiro de produto da PTC, que, durante a palestra realizou uma demonstração prática de funcionalidades da ferramenta, ressaltou a importância da redução do time to market: “É como se a empresa passasse a ter um sistema de busca interno semelhante ao Google, permitindo aos profissionais saber onde encontrar as informações que necessitam com rapidez e eficiência”.

O responsável pela área de negócios do portal B2B Abimaq, Daniel Lemos Machado, salientou que, de acordo com a parceria firmada com a PTC, todos  os participantes da palestra terão direito a adquirir a solução apresentada pela empresa com 30% de desconto. A promoção é válida para as compras que forem efetuadas até 17 de junho de 2011.

DEPOIMENTOS

“A troca de informações é, hoje, uma necessidade e nas palestras podemos conversar com especialistas em diferentes assuntos, o que é um a boa opção para ampliarmos conhecimentos. A dispersão das informações é, de fato, um problema recorrente nas indústrias. Trocas de e-mails não são eficazes e nesse sentido, uma solução de PLM seria ideal para acabar com as falhas na comunicação.” Flávio Henrique Utumi, gerente de desenvolvimento de produtos da Valvugás.

“A palestra foi interessante porque demonstrou a capacidade da ferramenta quanto ao compartilhamento de qualquer tipo de documento, que pode ser feita por meio da web, e ainda a centralização dos dados em uma única base. Dependendo do produto são mais de cinco departamentos envolvidos e cada um utiliza uma versão diferente do mesmo programa. Uma solução baseada na web facilitaria a troca de dados.” Francisco Antonio Moreira Ditano, analista de desenvolvimento de produtos da Thyssen Krup Automotive.



Índice


Envie para um amigo.
Número: 143
Abril/2011

Outras edições
select



Buscar matérias

Apoio institucional