Buscar por:  

Áreas e Serviços

Acordos Comerciais

Ao negociarem um acordo comercial os países buscam, essencialmente, a ampliação de suas exportações, melhorando o acesso ao mercado externo de produtos com potencial de exportação, por meio da utilização das preferências tarifárias.  

As preferências tarifárias, conhecidas como margens de preferências, são percentuais de redução incidentes sobre a alíquota do imposto de importação sobre os produtos negociados nos acordos comerciais.

O Departamento de Mercado Externo da ABIMAQ é responsável pela análise e consecução de acordos comerciais que interessem ao setor de máquinas e equipamentos em trabalho conjunto com o governo brasileiro, além de assessorar as empresas associadas sobre as oportunidades dos acordos já negociados.   

Por isso, ao iniciar contatos com potenciais importadores, verifique se o seu produto está beneficiado por algum acordo comercial firmado pelo Brasil e o país importador, que torne o seu produto mais competitivo em sua exportação.  

Para utilizar os benefícios de um acordo comercial a empresa deverá atender às Regras de Origem do acordo e apresentar o Certificado de Origem.

Para mais informações, entre em contato com:

Departamento de Mercado Externo
Fone: (11) 5582-5722
Fax: (11) 5582-6348
E-mail: consultas@abimaq.org.br

Apoio institucional