Buscar por:  

Quem Somos

Apresentação

O atual SINDIMAQ foi criado em julho de 1937, como entidade que congregava, então, os fabricantes de máquinas e equipamentos para a indústria têxtil, com a denominação de “Syndicato dos Constructores de Machinas e Acessórios Textís de São Paulo”, com sede na Rua José Bonifácio, na região hoje conhecida como “centro velho” da capital paulista.

Em 1940, com a adesão de fabricantes de máquinas para outros setores, a entidade passou a chamar-se Sindicato da Indústria de Máquinas do Estado de São Paulo - SIMESP. A passagem de sindicato patronal ligado ao ramo de equipamentos têxteis para o de equipamentos industriais em geral e a sua filiação à Fiesp, possibilitou um horizonte mais amplo, no contexto da realidade industrial da época.

Mas o grande impulso para o setor de máquinas com a conseqüente projeção da entidade, vem com a entrada a indústria automobilística no Brasil, no final da década de 50, quando o então presidente Juscelino Kubitschek libera a importação de bens de capital. O sindicato começa a atuar junto à Comissão de Política Aduaneira para selecionar as importações de máquinas e equipamentos.

Em 1959, o SIMESP patrocina a realização da primeira Feira da Mecânica Nacional, hoje Feira Internacional da Mecânica.

Cinco anos depois, o sindicato lidera o processo de criação da Finame (Agência Especial de Financiamento Industrial) que, através de recursos captados pelo BNDE (então, sem o S), ainda hoje, o mais importante agente financiador da compra e venda de máquinas e equipamentos.

Na década de 60, com a instituição de incentivos fiscais para expansão e modernização da indústria brasileira, o SIMESP marca presença junto ao Conselho de Desenvolvimento Industrial do Ministério da Indústria e Comércio, participando de cerca de 40 planos de nacionalização de equipamentos.

Em 1974 foi criada a ABIMAQ que, como associação civil, passou a atuar em conjunto com o SIMESP, ampliando o leque de serviços de apoio às empresas do setor.

Em 1979 o Ministério do Trabalho concedeu a carta sindical com ampliação da abrangência territorial para os Estados do Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Minas Gerais, tornando-se num sindicato interestadual.

Em 1988 surge, finalmente, o SINDIMAQ – Sindicato Nacional da Indústria de Máquinas, uma das primeiras entidades sindicais patronais de âmbito nacional
wife cheated on me read most women cheat

Apoio institucional