Buscar por:  

AGENDA DE CURSOS 
Voltar

NR12 - Para Fabricantes de Máquinas e Equipamentos - SÃO PAULO

Data(s) e Horário(s):

24/04/2017 9h às 18h

25/04/2017 9h às 18h

Local: Sede ABIMAQ SP - Avenida Jabaquara, 2925 (Próximo a Estação São Judas do Metrô)

Associados: R$ 700,00

Não Associados: R$ 950,00

Telefone para contato: (11) 5582-6313/6321

Objetivo:

Aprender a projetar, instalar, Aplicar e Categorizar , comandos elétricos , barreiras mecânicas, eletrônicas, elaboração de manuais, check list e parecer de conformidade conforme Norma Regulamentadora NR- 12- Segurança no trabalho em maquinas e equipamentos, e NR 10.

A Quem se Destina:

Gerentes, Supervisores, Engenheiros dos Deptos de engenharia, projetos e assistência técnica.

Ministrante:


Sidney Esteves Peinado

  39 anos de experiência da área de automação e segurança de maquinas e processos.
- Curso de Gestão de Saúde e Segurança na Empresa na OIT  (Organização Internacional do Trabalho) em Turin abril 2012;
- Membro Titular da Comissão Permanente de Negociação (CPN-IM) São Paulo de Prensas / Similares/ Injetoras e tratamento galvânico de superfícies desde 1999;
  Membro Titular Representante da Bancada Patronal na elaboração do RTQ/RAC de prensas de freio e embreagem do convênio entre MTE e Inmetro
- Membro Integrante do Grupo de Trabalho (GTE e GTT) na e formulação da Nr 12 a convite do MTE, CNI e Abimaq; Indicado como Assessor Técnico pela CNI para     participação na CNTT Comissão Tripartite Temática da NR12;
- Assessor Técnico dos membros da CTPP (Comissão Tripartite Paritária Permanente) da CNI - Engº José Luis de Barros.
- Conselheiro DEPAR - Fiesp
- Diretor Técnico da Fast Solution Automação e Segurança.




Fabio de Souza Aguiar

  28 anos de experiência em Manutenção, Automação e Segurança de máquinas;
- Tecnólogo em redes de computadores e Técnico eletrônico;
- Professor em diversas escolas técnicas;
- Experiência em processos industriais metalúrgicos (automobilística e linha branca);
- Como implantador de NR12 e NR 10, em diversos tipos de maquinas e equipamentos, Robôs, + 2500 maquinas instaladas.




Programa:

- Legislação aplicável às máquinas, NR 12 interpretação;
- Normas ABNT EN e ISO de segurança e suas aplicações;
- Projeto e Conceituação das medidas de segurança adequado ao risco;
- Introdução ao processo de Apreciação de Risco;
- Desenvolvimento de documentação tais como;
- Manual do Usuário;
- Pareceres de conformidade;
- Check list e testes.

* Curso Atualizado CONFORME
Nota Técnica DSST n.º 254/2016-Esclarecimentos sobre a alteração do item 12.58 alínea “f”, que trata sobre dispositivos de parada de emergência, e sobre as condições de aplicação dos itens 12.45.1 e 12.46.1, que tratam de proteções intertravadas com comando de partida, introduzidos pela Portaria MTb n.º 1.111, de 21 de setembro de 2016.
Nota Técnica DSST n.º 253/2016-Análise sobre a possibilidade de utilização de válvulas que não tenham o princípio construtivo de fluxo cruzado para atendimento do Anexo VIII –Prensas e Similares da NR-12.
Nota Técnica DSST n.º 179/2016-Análise sobre a aplicabilidade da NR-12 às ferramentas elétricas portáteis e ferramentas elétricas transportáveis; aplicação de normas técnicas nacionais (ABNT) e internacionais (ISO e IEC), bem como de normas Europeias (EN) harmonizadas como evidência do cumprimento do estado da técnica.
Nota Técnica DSST n.º 48/2016-Esclarecimentos quanto a exclusão do conceito de falha segura da Norma Regulamentadora n.°12 (Segurança no Trabalho em
Máquinas e Equipamentos); quanto ao conceito de Estado da técnica; e quanto a importação de máquinas, especialmente no que tange a aplicação de normas
internacionais e harmonizadas, abordando a correlação entre categoria de segurança e níveis de performance (Perfomance LeveI. PL).
Portaria MTb n.º 1.111, de 20 de setembro de 2016-Altera a Norma Regulamentadora n.º 12 (NR-12) -Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos e dá nova redação aos Anexos VI Panificação e Confeitaria -e VII -Máquinas para Açougue e Mercearia -da NR-12.
Portaria MTb n.º 1.110, de 20 de setembro de 2016-Altera a Norma Regulamentadora n.º 12 -Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.
Portaria MTPS n.º 509, de 29 de abril de 2016-Altera a Norma Regulamentadora n.º 12 -Segurança no Trabalho em Máquinas e Equipamentos.




Formas de pagamento:

Boleto Bancário à vista ou em até 3x no cartão de crédito - Maiores informações: (11) 5582-6321/6313


Sobre desistência e ressarcimento:

Na impossibilidade de comparecer ao curso e de substituir o participante inscrito, por favor nos informe pelo endereço capacitacao@abimaq.org.br com, no mínimo, 3 dias de antecedência. No caso de desistência e pedido de estorno dentro do prazo, será efetuada a devolução do valor pago em 30 dias a partir da data da solicitação de estorno, descontados 10% do valor. No caso de não-comparecimento injustificado, o valor da inscrição realizada permanecerá em aberto, e o valor já pago não será ressarcido.

Outras Informações:

Incluso: material de Apoio, certificado de participação, coffee Break e estacionamento.


Envie por email